[ editar artigo]

Os 5 Solas da Reforma Protestante

Os 5 Solas da Reforma Protestante

A Reforma Protestante

A partir do século 4, depois que a perseguição ao cristianismo terminou, a liderança da Igreja se misturou com o poder secular, caindo em corrupção. Em 1500 a Igreja Romana já estava no auge da decadência espiritual. Nesse tempo, a leitura bíblica era proibida, pois somente a Igreja Católica podia dar a interpretação dos textos. A profanação do sagrado e a idolatria foi tomando conta das práticas da Igreja. Logo os sacerdotes começaram a vender cargos e benefícios espirituais. Havia uma tabela que mostrava qual o custo do perdão para diversos tipos de pecados. Os sacerdotes nomeavam seus parentes para diversos cargos, mesmo que essas pessoas não tivessem vocação ou competência. Chegou um momento em que a Igreja era tratada como um meio para se ficar rico. Cada sede da Igreja Católica era vista como uma fonte de dinheiro, a ponto de haver disputa entre padres, bispos, príncipes e reis.

Foi em meio a essa situação que começaram a surgir diversos reformadores, que lutavam pela mudança de rumo da Igreja. Entre eles estava um monge chamado Martinho Lutero. Lutero tinha uma personalidade forte, era severo, mas também era um artista com as palavras. Filósofo e poeta, habilidoso com a linguagem, considerado o pai da língua alemã moderna, Lutero usava o púlpito e a pena como suas armas para denunciar as mentiras da Igreja Romana.

Lutero já era doutor em Teologia, mas algo lhe causava tormento: o verso 17 do 1º capítulo de Romanos. "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé". Lendo Romanos, Lutero de repente entendeu que o homem não precisava de intermediários para ter comunhão com Deus, mas que a salvação vem somente pela fé em Cristo.

Foi então que no dia 31 de outubro de 1517, Lutero afixou, na porta da Catedral de Wittenberg, uma série de 95 teses que combatiam as heresias da Igreja Católica. Mesmo sem rádio, TV e internet, as 95 teses logo se tornaram o assunto mais falado na Europa. A partir daí, Lutero passou a ser perseguido, foi excomungado, e teve que se esconder com a ajuda de amigos e apoiadores. Entre tantas outras contribuições, Lutero fez a 1ª tradução da Bíblia para o alemão. Com isso, levou a Palavra de Deus às mãos de milhares de pessoas. 

Para rebater os erros da Igreja Católica, a Reforma Protestante se organizou em torno de 5 pontos, chamados de "5 Solas":

- Sola Scriptura - Somente a Escritura
A Igreja deve seguir somente a Bíblia Sagrada, em vez de seguir tradições ou ensinamentos humanos.

- Sola Gratia - Somente a Graça
A salvação vem pela Graça de Deus, em vez de esforços e obras humanas.

- Sola Fide - Somente pela Fé
A salvação vem através da fé, e não pelo cumprimento de leis.

- Solus Christus - Somente Cristo
O homem deve buscar somente a Jesus, e rejeitar a adoração a todos os ídolos.

- Soli Deo Gloria - Glória somente a Deus
O homem deve dar toda glória a Deus, e nenhuma glória aos papas e aos santos.

Com isso, a fé original da Igreja Primitiva foi resgatada. Cristo voltou a se tornar o centro da adoração. Além do impacto espiritual, a Reforma Protestante mudou completamente o mundo, ajudando a Europa a sair da Idade Média. Com o passar dos séculos, Deus levantou outros servos, como Armínio e Wesley, através de quem nós hoje recebemos a pura mensagem da Salvação pela Fé.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8)

Ler matéria completa
Indicados para você