Recomeço na Bolívia


Hoje é o nosso 21º dia de paralisação geral. Seguimos em paralisação agora não por protesto, mas por segurança. Quero neste informativo contar como estamos agora e o que pretendemos fazer em relação ao projeto.

Aqui em Santa Cruz está tudo muito tranquilo. Nesses dois dias passados houve vários incidentes de pessoas ligado ao partido Movimento al Socialismo tentando queimar colégios, hospitais e destruir qualquer coisas que, segundo eles, foi Evo Morales que deu.

Em outras regiões a situação não foi muito tranquila. La Paz uma turba de mais de 8000 homens marchavam do El Alto a La Paz querendo destruir tudo. Mais de 60 ônibus foram destruídos, o teleférico foi danificado, colégios, postos de saúde, módulos policiais foram queimados e, por fim, começaram a queimar as igrejas. 

Cada instante recebíamos mensagens dos irmão desesperados pela situação sem controle. Enviamos mensagens por todos os meios pedindo oração para que a turba fosse detida. Momentos depois que enviamos a mensagem aos irmãos do Brasil, Bolívia, Paraguai, e outras regiões a turba enlouquecida foi desfeita. Sinceramente vimos a mão do Senhor agindo .

O irmão Nigel em Cochabamba me disse que estão várias noites dormindo nas ruas em barricadas fazendo vigia para não deixar o povo do MAS (Movimento al Socialismo) queimar as casas, colégios, hospitais e universidades. A polícia não tinha efetivo e para proteger a população convocou os homens da cidade, os jovens denominados Resistência Cochala para que defendam o povo. Grupos menores de policiais levavam as armas e o povo com paus e pedras.

Realmente todos esses dias foram uma verdadeira guerra civil. Hoje pela manhã recebi mensagem do irmão Nigel do Cochabamba e da irmã Angelica do El Alto dizendo que a situação foi acalmar às 1:00 da manhã quando o exército chegou. Os helicópteros da aeronáutica jogavam bamba de gás no meio da turba e aos que continuavam foram alvejados com armas de fogo nas pernas (a maior parte) A irmã Angelica reportou o mesmo na cidade de La Paz.


E O PROJETO PROGRAMA DE APOIO?

Estamos com uma boa quantidade de bíblias em quechua e aymara e estamos para receber outras, mas nesses conflitos a bíblia foi muito ressaltada, pois o líder cívico chamado Luis Camacho fez a promessa de colocar novamente no palácio do governo a bíblia que Morales tirou. Creio que teremos que esperar para novamente reativar o envio das bíblias às comunidades.

O irmão Peter que é encarregado da missão Next Generation os quais estão organizando para trazer o contêiner com os livretos me ligou e disse que devemos esperar. Primeiro porque a aduana está fechada e também para que não tenhamos problemas com falsos rumores neste período. Como são materiais vindo dos Estados Unidos podem nos acusar de qualquer coisa.

Ainda bem que temos material suficiente para o trabalho aqui e os nossos pontos de apoio têm materiais suficiente para fazer o apoio aos evangelistas. 


NOSSOS VÍDEOS SOBRE MISSÕES

Utilizei nosso canal para dar informações diárias. Vários missionários me agradeceram, pois usavam nossos vídeos para reportar tendo em vista que a mídia brasileira não passa nada.

Assim ajudamos com os vídeos as igrejas terem informações do que passava aqui, mas nosso canal sofre prejuízo com haters. Estou preparando uma série de vídeos falando sobre missões, evangelismo, evangelismo com literatura e pretendo colocar nesses próximos dias diariamente.

Assim agente volta ao ritmo normal e mantemos no canal os interessados nos assuntos que compartilhamos. Quero agradecer as orações dos amados nesses dias de muita luta aqui no campo.

Continue orando por Bolívia, pois esta nação entra em período de uma verdadeira  reconstrução.

Um forte abraço e que o Senhor vos abençoe!

Pastor Peniel Nogueira Dourado

Receba novidades por email!

IEAD Vacaria © 2023 - Todos os Direitos Reservados.
Departamento de Comunicação